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quarta-feira, 3 de junho de 2015

A FESTA DAS VELAS VOTIVAS EM BAGÉ - VI



Cláudio Antunes Boucinha 
[Licenciado em História (UFSM). Mestre em História do Brasil (PUCRS)]

Uso de Velas no Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, em Bagé


O Ano em que tudo começou

O trabalho de Dias&Safons&/Guedes(1979) sugeria que a tradição  das velas votivas começou no dia 24 de maio de 1944(?), como idealização do padre Dr. Edgar de Aquino Rocha;

O vigário da Matriz  de Nossa Senhora  Auxiliadora, padre Dr. Edgar de Aquino Rocha, professor, orador, musicista, organizou, no dia 24 de maio de 1944(?), uma procissão luminosa na qual os participantes levariam  velas votivas e pediu  a população católica  que acendesse velas  nas janelas das casas”(Dias&Safons&/Guedes,1979).


Lamentavelmente, não há indicação de fontes, no trabalho de pesquisa realizado pelos estudantes, que sirvam para corroborar  tal argumentação.

Na verdade, a tradição  da festa das velas votivas em Bagé começou em em 24 de maio de 1943; e não um ano depois, em 1944(?), como sugeriam Dias&Safons&/Guedes(1979).

O livro  de Crônica  de 1943 do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora era claro, não deixava dúvidas:

“à noite, mais uma novidade: a lâmpada votiva. E quando os sinos da nossa matriz começaram  a repicar, de todos  os ângulos da cidade começaram  a surgir  pontos luminosos. As janelas  e sacadas das casas  começaram a iluminação. Foi uma coisa inédita!”.[ LIVRO DE CRÔNICA  DE 1943.  Bagé, dia 23 de maio de 1943. Colégio Nossa Senhora Auxiliadora].


O fato  da festa ter ocorrido no dia 23 de maio de 1943 era simples:

“Sendo hoje[ Dia 23 de maio de 1943] Domingo, antecipamos a festa para mais facilidade dos fiéis que desejavam participar da mesma” [Livro das Crônicas  de 1943, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, dia 23 de maio de 1943].


O dia 24 de maio de 1943 seria segunda-feira, considerado um dia impróprio para a procissão.


Em 1944, a festa das velas votivas  voltou a acontecer:

“Às 19 horas ao repicar festivo dos sinos começaram a acender-se  as lâmpadas votivas do lar. O mau tempo reinante empanou um pouco o grande acontecimento”. [ Crônica  de 1944. Bagé, 24 de maio de 1944. Colégio Nossa Senhora Auxiliadora]


Edgar de Aquino Rocha


"O padre Edgar de Aquino Rocha nasceu em Juiz de Fora (Minas Gerais), no dia 18 de dezembro de 1899; em 1924, foi estudar Teologia, na universidade Pontifícia de Turim, doutorando-se em 1927; foi ordenado sacerdote em julho de 1927. Em 1941, o padre Aquino Rocha foi enviado para Bagé, como diretor do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Entre 1948 e 1969, o padre Aquino Rocha esteve nos EUA, na Califórnia, na cidade de Oakland [ "..., Será o convidado de honra. O Rev. Dr. Edgar de Aquino Rocha, teólogo e escritor que está servindo como pastor assistente de Maria Auxiliadora Igreja brasileira, falará em Português. Anthony J. Silva, clube. .. ". Oakland Tribune - Oakland, California - 2 de Dez de 1949. http://www.myheritage.com.br/ ]. Em 1968, renunciou ao cargo que ocupava nos EUA. No dia 29 de novembro de 1972, o padre Aquino Rocha, faleceu".
"Em 11 de fevereiro de 1941, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, ema Bagé. Em dezembro de 1941, organizou a procissão luminosa em honra de Nossa Senhora Auxiliadora. Em nove de maio de 1942, inaugurou a gruta de Lourdes. Em 11 de fevereiro de 1945, inaugurou a Gruta de Lourdes, em São José. Em 24 de maio de 1946(?), organizou a "Lâmpada da Paz" [ Na verdade, foi em 24 de maio de 1943]. Em 24 de junho de 1944, benção na Capela São João (construída pelo Sr. João Oliveira).Em 29 de junho de 1944, festa de São Pedro e São Paulo, na Vila Petrópolis. Em 19 de novembro de 1944, festa de Santa Isabel, na Capela de São José. Em 26 de novembro de 1944, festa em São Martinho. Em 29 de junho de 1945, o padre Aquino Rocha celebrou as "Bodas de Prata" da Capela São Pedro (1920?), reestruturando a Escola Paroquial. Em 18 de novembro de 1945, os vinte e cinco anos da Capela de São Martinho (1920?). Em 12 de agosto de 1945, inauguração da Capela São Domingos. Em 1º de março de 1947, inauguração da Capela Santa Leocádia". [ (MURARO, Honorino João (Pe.). "Padre Edgar de Aquino Rocha". In: CORREIO DO SUL, Bagé, 26 de agosto de 1984).
O padre Dr. Edgar de Aquino Rocha também era escritor.786389.jpg
http://www.traca.com.br/capas/786/786389.jpg
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Sobre o conteúdo do livro de Edgar de Aquino Rocha, notava-se a análise do capitalismo financeiro, durante a era imperialista, o que poderia sugerir o contexto econômico-político da época:

“Segundo o Prof. Edgar Aquino Rocha (1969, p.132): “O dumping [ "Dumping (pricing policy) - Wikipedia, the free encyclopedia." 2006. 27 May. 2015 <http://en.wikipedia.org/wiki/Dumping_(pricing_policy)>] é um processo comercial que consiste em vender as mercadorias por preço abaixo do custo, a fim de ganhar a concorrência, a preferência da clientela e introduzir artigos no mercado”. (...) Já para Edgar Aquino Rocha (1969, p.130): “O tipo das concentrações comerciais chama-se cartéis, palavra de origem alemã: Kartell [ “Das Wort "Kartell" hat seine Wurzel im griech. χάρτης (= Papyrusrolle, Papier, (Land-)Karte) und gelangte über lat. charta (vgl. Magna Charta, das englische mittelalterliche Grundgesetz), ital. cartello (Verkleinerungsform von ital. carta = Papier, Karte) und frz. cartel ins Deutsche. Er bezeichnete im Mittelalter eine Übereinkunft über die Kampfregeln im ritterlichen Turnier, dann für Duelle. Bis ins 18. Jahrhundert wurden so die Regelwerke für adelige Spiele und Wettkämpfe benannt. In der Neuzeit, besonders im 18. und 19. Jahrhundert, fand die Bezeichnung Kartell auch Verwendung für zwischenstaatliche Verträge: Der Leitgedanke eines Reglements für Auseinandersetzungen trat bei diversen Verträgen zwischen Krieg führenden Staaten zu Tage, etwa bei Kartellen über den Post- und Handelsverkehr oder die Behandlung von Kurieren, Kriegsgefangenen und Deserteuren. Erst seit etwa 1880 wird unter Kartell auch die Beschränkung von Wettbewerb zwischen Unternehmern verstanden, was nach und nach aber zur vorherrschenden Wortbedeutung werden sollte. Ebenfalls im späten 19. Jahrhundert wurden außerdem verbandspolitische Bündnisse als Kartelle bezeichnet, so der Zusammenschluss von Studentenverbindungen oder die Kartellparteien im Deutschen Kaiserreich, ein konservativ-nationalliberales Wahlbündnis. Anfang des 20. Jahrhunderts sah Karl Kautsky die Möglichkeit für ein Kartell zwischen Staaten, das an die Stelle der imperialistischen Konkurrenz der Großmächte treten und einen friedlichen Ultra-Imperialismus begründen würde”. http://de.wikipedia.org/wiki/Kartell ]; apareceu em 1873, na indústria siderúrgica desse país”. Em outra passagem, esse mesmo autor (1969, p.130) atesta que: “O tipo da concentração de natureza industrial são os trustes. (...) termo americano, trust [ “The "trust" name refers to the ability of the institution's trust department to act as a trustee – someone who administers financial assets on behalf of another. The assets are typically held in the form of a trust, a legal instrument that spells out who the beneficiaries are and what the money can be spent for”. http://en.wikipedia.org/wiki/Trust_company ], que significa proteção, garantia, confiança. O critério que os diferencia dos cartéis, se baseia no fato de não serem exclusivamente comerciais, mas estenderem-se ao campo industrial, reduzindo a produção do monopólio”. (...) “O truste pode ser horizontal ou vertical. O horizontal é constituído por empresas que se dedicam à produção de uma mesma riqueza (truste de petróleo, de grãos, de carnes). O vertical, de introdução recente, constitui formidável centralização das empresas que representam os sucessivos estádios da mesma indústria, desde a matéria-prima até o produto acabado”. Ao citar a empresa norte-americana Standard Oil Trust, Rocha comenta que: “um dos maiores trustes norte-americanos, construiu dezenas de pipelines[ "Pipelines - Wikipedia." 2003. 25 May. 2015 <http://en.wikipedia.org/wiki/Pipeline_transport>] (transporte do óleo por via tubular: oleoduto), de centenas de quilômetros cada um, para levar o petróleo bruto dos poços até os portos de embarque, sem perigo algum e com muito maior economia”. (...) De acordo com o Prof. Rocha (1969, p.133): “Oligopólio. A palavra vem do grego e significa mais ou menos poucos vendedores. Há oligopólio quando duas ou mais firmas produzem bens idênticos ou semelhantes. A característica básica do oligopólio é a habilidade dessas firmas individuais em influenciarem o preço. Se, por exemplo, três firmas produzem todo o aço para a indústria, uma delas querendo vender mais, pode alterar o preço do aço. Essa decisão pode levar as outras firmas a fazer o mesmo, mas com preço diferente ou até mais baixo””. [ ROCHA, Edgar Aquino. Princípios de Economia. São Paulo: Companhia Editora Nacional,1969. In O Papel do Estado na Intervenção da Economia Capitalista. Paulo Galvão Júnior & Marcus Eduardo de Oliveira. Paulo Galvão Júnior é economista brasileiro e Agente em Política Industrial. Autor do livro digital de Economia “RBCAI” e de artigos publicados no Brasil e no exterior, com destaque no site em português do jornal russo Pravda. Contato: paulogalvaojunior@gmail.com . Marcus Eduardo de Oliveira é economista brasileiro e especialista em Política Internacional. Autor dos livros “Conversando sobre Economia”, “Pensando como um Economista” e “Provocações Econômicas” (no prelo). Os artigos desse autor em torno de questões econômicas têm sido amplamente publicados no Brasil e no exterior, com destaque em Portugal, Cabo Verde, Timor Leste e Angola, além de Rússia. Contato: prof.marcuseduardo@bol.com.br . http://www.portaldoeconomista.org.br/arquivos/tribunas/010720101441432779.pdf ].

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