OS FESTEJOS

Introdução
Neste capítulo, pretende-se fazer uma lista de eventos que podem acontecer durante os festejos de 200 anos da cidade de Bagé.
Nesse sentido, é preciso antes discutir qual a concepção que vai sulear, que quer valorizar a visão do hemisfério Sul, dos céus do Cruzeiro do sul - contrário de nortear, que quer valorizar a visão do hemisfério Norte, do céu visto pelos europeus - os acontecimentos futuros, durante os festejos, procurando um ponto de vista, uma das visões que se podem imaginar sobre o acontecerá.
A idéia geral é que possamos contemplar o mundo a partir do local em que nascemos e vivemos. Não uma visão restrita, petrificada, estanque, fanática, ortodoxa, de seita, egoísta, estreita, excessivamente limitada, somente conservadora, narciso, masoquista ou sádica; um pensamento sobre a morte, mas também um pensamento sobre a vida.
Todos os campos do conhecimento humano devem ser contemplados, em todos os seus aspectos, seja no político, ideológico, sociológico, antropológico, filosófico, psicológico, pedagógico, histórico, geográfico, das artes e da cultura em geral.
No entanto, deve-se evitar qualquer tipo de preconceito, discriminação, seja de ordem moral, religioso, de etnia, de gênero, de idade, ou mesmo de cunho político-ideológico.
No entanto, do ponto de vista da democracia, não podem ser toleradas visões que queiram acabar com a própria democracia, o que seria intolerável, visto que atinge um dos pressupostos básicos da vida em sociedade na modernidade.
Nesse sentido, qualquer forma de totalitarismo, anti-semitismo, racismo, machismo ou fundamentalismo, seja de origem política ou religiosa, de qualquer tipo, devem ser enquadrados dentro das leis vigentes no país.
Cidade Isolada, Cultura Isolada?
Como analisar o progresso da cidade de Bagé, ao longo dos anos? De uma cidade cosmopolita, com a presença de grandes eventos de caráter internacional, uma cidade que ansiava em copiar as grandes metrópoles, para uma cidade de costas para o Uruguai, com o olhar em São Paulo, isolada da metade norte do Estado, com poucas estradas de comunicação com o exterior e com o próprio Brasil, com estradas de terra, consolidando uma cultura isolada, peculiar, própria.
Do ponto de vista turístico, uma cultura peculiar para mostrar para o mundo.
Alguns Temas
Como estamos no ano de 2006, caberiam algumas projeções sobre o que pode acontecer em 20011.
1º Tema: O Dia 17 de julho de 1811.
Nesse tema, a idéia é identificar notícias, relatos, providências, todas relacionadas especificamente ao dia 17 de julho de 1811.
2º Tema: A Utopia, a Cidade Moderna, o Território Mítico, a arquitetura:
Nesse tema, uma abordagem arquitetônica da cidade, como ela foi pensada, construída, seus dilemas urbanos, a própria urbanização, as malocas, as favelas, o centro da cidade, a luz elétrica, o saneamento básico, a pavimentação, a água potável, o telefone, o automóvel, a televisão.
3º Tema: Maquete da Cidade Antiga
Nesse tema, pretende-se a construção de uma peça que constitua um polo de atração turística, em exposição permanente, reconstituindo, de forma fidedigna, pormenorizada, a cidade de Bagé, de antigamente, em que os visitantes poderão confrontar a cidade de antes e a cidade atual através: a) sistema de navegação por referência com percursos livres; b) visualizar cenas históricas; c) cenas do cotidiano; d) animações 3D; e) Quiosques multimídia.
4º Tema: Cartas Antigas e Viagens
Nesse tema, pretende-se visualizar o correio, a correspondência, as cartas, os contatos com o mundo, a caligrafia, as amizades no mundo, as comunicações de antigamente; Como chegar a Bagé (a carruagem, o trem, o automóvel, o avião).
5º Tema: Museu da cidade:
Nessa tema, pretende-se a construção de um espaço, em que as diversas exposições serão realizadas, seja de forma temporária ou permanente, inaugurando novas formas interpretativas e de exploração do passado, usando materiais, técnicas, linguagens atuais, com recursos de tecnologia de informação.
6º Tema: As Praças de Bagé:
Nesse tema, pretende-se resgatar o funcionamento, na cidade moderna, desse tipo de espaço; o cotidiano da cidade; a reconstrução da cidade; as intervenções urbanas; as zonas da cidade; os edifícios; as ruas, através de um roteiro turístico pela cidade, como também através de colóquios, conferências, seminários, edições e outras atividades.
7º Tema: A Cidade através da fotografia
Nesse tema, pretende-se mostrar a documentação fotográfica sobre Bagé, os fotógrafos, os eventos.
8º Tema: A Cidade através do Livro
Nesse tema, pretende-se mostrar o que se lia na cidade de Bagé, divulgando as obras clássicas, tanto as escritas por autores locais, como de outros autores do mundo. Encontros com os escritores locais e regionais, bem como de todo o país.
9º Tema: A História Militar de Bagé
Nesse tema, pretende-se organizar roteiros turísticos que valorizem a história militar de Bagé.
10º Tema: A História Legislativa do Município
Nesse tema, pretende-se resgatar a memória das leis que foram feitas em Bagé, no Rio Grande do Sul e no Brasil.
11º Tema: As grandes catástrofes que abalaram a história de Bagé
Os cuidados com os habitantes, a simulação dessas catástrofes, a defesa civil, os bombeiros,
12º Tema: A História da Saúde na Região
Os ferimentos, as doenças, os doentes, os desamparados, a morte, os hospitais, a medicina, as farmácias, os remédios, as epidemias.
13º Tema: Os Cemitérios:
A história dos cemitérios em Bagé, sua localização, os costumes, os comportamentos, os enterros, os mausoléus, mármores, catacumbas, registros, excentricidades, exotismo, transporte, religiosidade. O campo e a cidade.
14º Tema: A população marginal
Os roubos, os castigos, os ladrões, a segurança das casas, a segurança das instituições, a cadeia, a escravidão, as leis, os costumes, a alimentação dos presos, o transporte. O crime e a imprensa: os crimes que abalaram Bagé.
15º Tema: A História da Religiosidade em Bagé
Os Padres, as Freiras, a clausura, os bispos, as capelas, igrejas, catedrais, grutas, procissões, festas, espetáculos, música, encenações, religiões de Bagé, lugares místicos, o batuque, o espiritismo, os protestantes.
16º Tema: Os Movimentos Migratórios
Os emigrantes em Bagé: Espanhóis, Italianos, Alemães, Judeus, árabes, japoneses.
17º Tema: A Educação em Bagé
As primeiras escolas, os primeiros professores, os métodos, a tecnologia, os instrumentos, o mobiliário, os costumes, as avaliações, o colégio Nossa Senhora Auxiliadora, o colégio Espírito Santo, o colégio protestante.
18º Tema: Arqueologia na Região:
Os indígenas, os animais pré-históricos; flora, fauna, cavernas.
19º Tema: As Missões Jesuíticas na Região
O Posto de Santa Tecla e região.
20º Tema: O Império
O Conselho Municipal; os conselheiros; políticas públicas; as leis; a formação da cidade. As Invasões na fronteira.
21º Tema: A Escravidão em Bagé
Os primeiros escravos, a estância, o escravo campeiro, o escravo urbano, os avisos nos jornais, os costumes, os castigos, as fugas, as prisões, vestuário, o gaúcho e o escravo, as amas de leite.
22º Tema: A República
A instalação da República em Bagé; o republicanismo na região; governos e governantes; as políticas públicas; os relatórios dos Intendentes e Prefeitos.
23º Tema: Tertúlia Literária
Construções literárias sobre Bagé, no tempo e no espaço.
24º Tema: As Artes em Bagé
Gravuras, desenho, pintura.
25º Tema: A Família em Bagé
Os grupos familiares, as atividades, os costumes.
26º Tema: Os jornais em Bagé
Os diversos jornais de Bagé, no tempo. As mudanças. As grandes reportagens.
27º Tema: As rádios em Bagé
As diferentes rádios, o primeiro aparelho de rádio, os radialistas, a propaganda.
28º Tema: A Televisão em Bagé
A história da Televisão em Bagé: os aparelhos de televisão; a reprodução da programação; a produção; a história; os repórteres e reportagens.
29º Tema: A história da Banda Municipal de Bagé
A primeira banda municipal, músicos, músicas, partituras, ensaios, apresentações.
30º Tema: A Cidade Através da Música
Concerto Musical evocativo aos 200 anos de Bagé, com orquestras de todo o país.
31º Tema: A Música de Bagé
A Música de Bagé em seus 200 anos, seus intérpretes, letras, ritmos, melodias, composições.
32º Tema: A História do Futebol Bageense
Os atletas, os clubes, os estádios, as equipes.
33º Tema: Os próximos 200 anos: A Bagé do Futuro
Exercício livre de imaginação criativa.

Comentários

Lucia Garcia disse…
Caro Senhor Boucinhas,
Vi a divulgação de seu blog na edição de hoje do Jornal Minuano, on line.
Moro no Rio de Janeiro, sou diretora do Colégio Brasileiro de Genealogia no Rio de Janeiro.Temos um acervo inédito de pesquisas do Fundador do Colégio, Carlos Rheingantz, sobre as Primeiras Famílias de Bagé. Se estiver interessado posso conseguir esse material. Na verdade, através dos meus estudos genealógicos pessoais, descobri muitos parentes em Bagé (sou bageense), antes desconhecidos, identificados apenas a partir dos estudos das minhas origens.
Se quiser entrar em contato, meu e-mail é vera.ferreira-cbg@hotmail.com. A pagina do CBG na internet é www.cbg.org.br
Muito agradecida pela atenção, acrescentando que, achei o planejamento para a comemoração dos 200 anos de Bagé ótimo.
Abraço fraterno,
Vera Lucia Garcia Ferreira
Rio de Janeiro

Postagens mais visitadas